top of page

E Que Tal Começarmos a Organizar?

Agora que já sabemos como é importante ser organizado, sinto que chegou a hora de perceber como, de facto, se faz uma organização.


Organizar não é tão simples quanto, apenas, arrumar o que temos. Não se trata de uma questão estética ou de uma solução temporária. A organização deve ser funcional, deve ter método. Como já havia dito, o objectivo principal da organização é ser o mais permanente possível. É, por isso, que para organizar temos que passar por 4 etapas diferentes: a selecção, a categorização, a manutenção e a revisão.


A selecção é uma etapa fundamental da organização. Trata-se de decidir com o que queremos ou não ficar. Nesta fase, devemos pegar e observar cada um dos itens/bens e perceber se nos trazem, de facto, alegria. Devemos, então, separar os bens que já cumpriram a sua “missão” e verificar se estão em condições de serem doados ou se devem ser descartados. Numa terceira categoria, deverão estar os itens/bens que precisam arranjo/conserto e que deseja manter, sem deixar, no entanto, ultrapassar o prazo que impôs a si mesmo(a) para fazê-lo. É, igualmente, preciso ter atenção aos itens/bens de carácter emocional, pois não deixa de ser tentador continuar com eles. Mas será que uma memória importante/fundamental se faz pelas coisas físicas que temos? O que verdadeiramente importa dessas memórias não estará “dentro” de nós? Precisamos mesmo de manter 5 recordações físicas de uma memória (por exemplo, de uma viagem ou de um evento de vida)? Não bastará apenas uma recordação física?


Depois da selecção, passamos à categorização dos nossos itens/bens. Começamos por organizar todos os objectos semelhantes e juntá-los em categorias. Dentro destas categorias, poderemos fazer uma subcategorização por cores, tamanhos, texturas, utilidade, etc. Nesta última fase, é importante ter em atenção a rotina de cada um, pois dependendo de cada pessoa/família, essas subcategorias poderão ser diferentes. É de grande utilidade manter mais à mão o que é usado com mais frequência. O resto poderá ficar em locais com menos acessibilidade, mas estando sempre visíveis.


Depois da categorização, segue-se a etapa da manutenção. Para que a organização se mantenha, é importante estarmos mais atentos aos itens/bens que forem comprados após o processo de organização. Quando, por exemplo, compramos uma blusa que adoramos porque tem mais qualidade ou é esteticamente mais atraente do que as peças que temos, significa que há, pelo menos, uma peça dessa mesma categoria que não tem tão boa qualidade ou que não nos atrai tanto esteticamente. Por isso, para evitar uma nova acumulação de itens/bens desnecessários, é aconselhável que, na compra de um item/bem novo, doe ou se desfaça de algo que já tem que seja semelhante ou que cumpra a mesma função, mas que não lhe dê a mesma alegria ou não seja tão útil.


Por último, e não menos importante, temos a revisão. Esta fase consiste em verificar periodicamente se houve alguma mudança na sua rotina ou na rotina da sua família, se mudou a estação do ano ou se precisa de mais espaço para guardar as suas coisas (atenção, estamos a falar apenas das coisas das quais realmente precisa!). Como tal, devemos verificar se os métodos de organização implementados ainda são eficientes, mesmo em condições diferentes e, se necessário, arranjar uma solução melhor.


A organização é algo que requer dedicação. Mas depois de conseguirem ver as mudanças reais nas vossas vidas, nunca mais vão querer que nada seja como antes. E então, estamos todos preparados para começar a organizar as nossas vidas?


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar Por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page