top of page

Livros e mais livros! Como organizá-los?

Tal como acontece com muitas das pessoas que conheço, os livros são o meu ponto “fraco”. Quando comecei a organizar a minha própria casa, foram os objectos que me deram mais trabalho. É perfeitamente normal que isso aconteça durante a organização de bens materiais com um grande valor sentimental e pelos quais temos uma estima maior.


O primeiro passo é o mais difícil: começar a olhar para os nossos livros e verificar se existe algum que possa ser doado. Não significa, obviamente, que seja necessário desfazerem-se de todos os livros. Mas acreditem quando digo que, depois de avaliar cada um dos nossos livros individualmente, há sempre pelo menos um que temos a certeza que não voltaremos a ler ou a consultar. O processo de descarte de livros pode ser feito por doação a instituições que precisam, por exemplo, de livros escolares, utilizados apenas em situações específicas. No entanto, existe outra maneira de descartar um bom livro que não vão voltar a ler: passá-lo para algum amigo, colega ou parente que sabem que terá interesse nele, não esquecendo de perguntar à pessoa na qual pensou se quer ficar com o livro antes de doá-lo a alguma instituição.


Depois do descarte, chega a altura de organizar os livros com os quais resolvemos ficar. Há várias formas de organizar livros e esta deverá ser escolhida de acordo com as pessoas que costumam lê-los ou consultá-los. Podem ser organizados por tema, título, autor, etc. Embora o resultado da organização de livros seja algo muito particular de quem os usa, eu adquiri um método que penso que pode funcionar para a maioria das pessoas. No meu caso, comecei por organizá-los por temas. Após agrupá-los por temas comecei, dentro destes, a organizá-los por ordem alfabética do título, excluindo os artigos. Por exemplo, se um livro se chamar “The Book of Life”, o “The” deixou de ser considerado pois, no meu caso, lembro-me melhor do título do livro assim. É indicado que os livros que pertencem às mesmas colecções permaneçam juntos, não só por uma questão de organização e facilidade, mas também por uma questão estética. Geralmente, nesses casos, essa colecção específica pode ser organizada por ordem cronológica do lançamento dos livros ou da sua própria história.


Quanto aos produtos organizadores, as soluções mais frequentes são as prateleiras e estantes. Há muitas formas de ter os livros expostos de uma forma esteticamente atraente para quem olha para eles. A maneira mais indicada de organizá-los é posicioná-los na vertical. Quando são organizados em posição horizontal, deve sempre verificar se o peso dos livros que ficam por cima não é o suficiente para deformar os livros que ficam por baixo.


Durante a organização dos livros ou depois desta, pode ser criado um ficheiro digital com as informações de cada livro que resolveram manter. É sempre bom tê-lo acessível (por exemplo, no telemóvel ou impresso) quando vão, por exemplo, a uma feira do livro, para confirmarem se já têm algum livro específico e não voltarem a comprá-lo. Poderão estar, inclusive, na mesma ordem pela qual foram organizados. Deste modo, tem um “lembrete” sempre que precisar de voltar a verificá-los.


Por fim, não se esqueçam de limpar a poeira dos livros com alguma frequência (usando, por exemplo, uma escova de dentes ou um pincel de barbear) e verificar, caso sejam manuseados regularmente, se continuam na ordem escolhida. É importante, também, mantê-los em zonas da casa ou do escritório que não sejam afectadas pela humidade, para evitar o aparecimento de fungos, e onde não sejam atingidos por sol directo muito forte durante longos períodos do dia, para evitar que as capas fiquem queimadas.


Continuação de boas leituras!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar Por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page