top of page

Como Organizar Recordações

Organizar as recordações físicas de eventos importantes das nossas vidas (por exemplo: viagens, um casamento, o nascimento de um filho, eventos com amigos, etc) não é fácil para a grande maioria das pessoas. Trata-se de algo com uma grande carga emocional, que envolve lembranças de momentos importantes do passado. Embora não se trate de uma tarefa fácil, que pode requerer alguma paciência, não é impossível. O ponto fundamental é lembrar-se que essas recordações poderão estar sempre vivas na sua memória e que não precisa de uma grande quantidade de objectos/itens para se lembrar de coisas importantes que aconteceram.


Antes de começar, olhe para cada uma das suas recordações físicas e pense se vale a pena mantê-las. Muitas vezes, temos até várias coisas repetidas ou várias recordações físicas do mesmo evento de vida. Há casos em que os objectos/itens são tantos que se torna difícil associá-los às lembranças correspondentes. Temos que ter em mente que uma boa organização começa sempre com o descarte de coisas desnecessárias.


As fotografias, por exemplo, são um tipo de recordações físicas de momentos passados com a família, amigos e conhecidos que todos temos. São itens muito importantes para a grande maioria das pessoas/famílias. Mas já pensou se vale ter todas as fotografias impressas? Neste caso, aconselho vivamente a digitalizar todas as suas fotografias ou aquelas que considera importantes. Em formato digital, poderá garantir que estas se mantêm nas melhores condições, podendo até melhorar a qualidade das fotografias mais antigas usando como recurso software informático adequado para esse propósito. Deste modo, poderá tê-las impressas quando precisar/quiser, evitando que fiquem tanto tempo expostas às condições ambientais que acabam por degradá-las. O ideal seria ter impressas apenas as fotos importantes e que se pretende que façam parte da decoração da casa.


Outro caso em que, naturalmente, a maioria das pessoas não se desfaz das recordações físicas são os eventos importantes como um casamento ou o nascimento de um filho. A melhor maneira de lidar com essas recordações será reflectir se vale mesmo a pena manter, por exemplo, todos os brindes de casamento que sobraram ou todas as roupinhas do primeiro ano de vida do bebé. São eventos da vida que irão sempre acompanhá-lo. Nestes casos, gosto particularmente da ideia de usar molduras mais grossas, com um grande espaço entre a parte de trás e o vidro/acrílico para conservar as recordações que considera mais importantes. No caso de um casamento, por exemplo, o buquê da noiva, uma fotografia dos noivos, um exemplar do convite e um exemplar do brinde dado aos convidados. No caso de um bebé, pode ser feita uma montagem com a sua primeira roupinha, as suas primeiras botinhas, uma fotografia, a fita usada na maternidade e um cartão com informações como o peso, tamanho e a data de nascimento do bebé. Trata-se de escolher os objectos/itens que considera mais marcantes e dar “asas” à criatividade.


A ideia destas molduras mais grossas e com mais espaço também pode ser muito interessante para as recordações de viagens. Podem ser devidamente guardados os bilhetes para entrada dos monumentos/museus visitados, bilhetes de concertos, os bilhetes de cinema, uma recordação física “típica” do local para onde foi e até o próprio bilhete da viagem.


São, também, muito importantes para a maioria das pessoas as recordações que têm de eventos com amigos. Os casamentos de amigos, um jantar, um almoço, etc. Muitas vezes, se não forem assim tantos objectos/itens a manter após o processo de descarte podemos, simplesmente, ter uma caixa de recordações em que os temos devidamente categorizados (por exemplo, por evento ou anos) e à qual podemos recorrer sempre que quisermos.


Para concluir, queria lembrar que nestas situações, podemos todos usar a nossa criatividade. Há quem prefira molduras para guardar recordações das viagens, álbuns ou pastas para guardar os trabalhos da escola escolhidos pelos filhotes ou uma caixa para guardar recordações de amigos. Não há uma “receita”. O mais importante é evitar os excessos e ter as coisas em ordem e em boas condições. Preparados para começar?


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar Por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page