top of page

Como Organizar o Seu Espaço de Trabalho em Casa

Um ambiente de trabalho desorganizado pode afectar de forma bastante negativa o desempenho de quem o usa. O tempo perdido à procura de uma simples nota numa secretária cheia de “tralha” é o suficiente para comprometer a nossa produtividade e bem-estar.


Para começar, ter uma secretária com um bom espaço de organização é, já à partida, uma óptima ajuda para manter a ordem no espaço de trabalho. É importante, também, ter em mente que uma secretária com o espaço ocupado com itens desnecessários irá dificultar o acesso aos itens que são úteis. Portanto, libertar o espaço em cima da secretária para ter apenas o que é indispensável para trabalhar (por exemplo, um computador, o telefone, um bloco de notas e uma caneta) irá causar, de imediato, efeitos positivos.


Em seguida, devem ser escolhidos os locais para organizar os itens que são usados com frequência durante o trabalho. Caso a secretária tenha gavetas, deverão ser utilizadas para guardar os vários itens de trabalho. Antes de mais, devem ser descartados os itens que não estão em condições de uso e separados por categorias os itens a manter (por exemplo, canetas, lápis, borrachas, agrafadores, papéis, etc). Poderá, posteriormente, separar por gavetas determinados itens que façam mais sentido estarem juntos (por exemplo, uma gaveta com itens para escrever, uma gaveta com folhas de papel, etc). Existem no mercado várias lojas onde são vendidos organizadores de gavetas que são uma grande ajuda para manter os itens de diferentes categorias separados. No entanto, caso não possa ter acesso a um desses organizadores, até um simples organizador de talheres poderá ser adaptado para essa função. Se não tiver gavetas, utilizar prateleiras/estantes com produtos organizadores adequados (por exemplo, caixas auxiliares) poderá ser a melhor solução. Poderá, ainda, colocar nessas mesmas prateleiras/estantes itens como uma impressora, para que esta não ocupe o seu espaço de trabalho.


As prateleiras e estantes também são óptimas opções para guardar livros e documentos dos quais pode, eventualmente, precisar, não se esquecendo de descartar todos os papéis que já não são necessários. Poderá, também, digitalizar os documentos que não precisa de manter em papel poupando, assim, mais espaço. Após o descarte e digitalização, categorize os documentos que precisa que estejam em papel e guarde por categorias em pastas devidamente identificadas.




Existem, também, ideias muito boas para quem precisa de um local adaptado para fazer trabalhos manuais. Por exemplo, para quem trabalha com costura, é muito útil poder ter as linhas, tesouras, agulhas e tecidos que usa em diferentes situações devidamente separados e acessíveis. Para quem desenha ou pinta, é muito útil ter as suas canetas, tintas, pincéis, telas e papéis devidamente categorizados. O mais importante é evitar que o caos tome conta do espaço de trabalho e tentar evitar, sempre que possível, que o material usado nos diferentes trabalhos fique acumulado em cima da mesa/secretária para que tenha esse espaço livre.



Por fim, não se esqueça que pode sempre decorar o seu espaço de trabalho com fotografias ou quadros (decorativos ou para pendurar papéis com anotações), desde que não ocupem mais espaço que o necessário. Além disso, determinados factores como não ter os cabos dos aparelhos electrónicos tão visíveis (na medida do possível) e tê-los devidamente identificados, podem contribuir muito para um espaço de trabalho mais agradável e prático. Nada como ter um ambiente inspirador e desafogado para trabalhar com mais produtividade e alegria.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar Por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page