top of page

Tantos Medicamentos! E Agora?

Ter os medicamentos bem organizados em casa pode ser fundamental numa situação crítica. No que diz respeito à saúde, devemos sempre tomar as devidas precauções. Poder ter acesso fácil e rápido a determinados medicamentos é muito importante para o nosso bem-estar e para o bem-estar na nossa família. É fundamental ter em mente que todos temos necessidades/problemas de saúde diferentes e, por isso, a organização dos medicamentos deve ser feita de forma personalizada.


Depois de juntar todos os medicamentos que existem em casa no mesmo local, começamos por verificar, um a um, se estão dentro do prazo de validade. Aqueles que se encontram fora do prazo de validade devem ser separados e descartados. É muito comum ver pessoas a descartar os medicamentos fora do prazo colocando-os no lixo normal ou deitando na sanita. No entanto, esta forma de descartar medicamentos não é ecológica. A maneira correcta de descartar medicamentos é entregá-los numa farmácia, uma vez que são resíduos que necessitam de um tratamento especial. Em Portugal, por exemplo, são aceites medicamentos fora do prazo de validade em todas as farmácias. É importante repetir este processo, de preferência, pelo menos uma vez de seis em seis meses, para garantir que todos os medicamentos que estão em casa estão em condições de serem utilizados em caso de necessidade.


Para a organização de medicamentos, aconselho vivamente o uso sacos tipo “ziplock”, ou seja, sacos que têm sistema de fecho, de modo a minimizar o contacto dos medicamentos com o meio exterior. Podem ser encontrados em qualquer hipermercado ou em grandes papelarias. O tamanho dos sacos também pode variar. Estes sacos são muito úteis na categorização de medicamentos. As caixas dos medicamentos, na maioria das vezes, ocupam muito espaço e, por isso, sempre que possível, aconselho a tirar os medicamentos da caixa e descartá-la, mantendo apenas as cartelas se for o caso. Para que se saiba de que medicamento se trata, poderá cortar o nome da caixa e colocá-lo dentro de um saco “ziplock” pequeno juntamente com a bula do medicamento (se achar importante mantê-la também). Outra alternativa é colar o nome numa parte do saco que seja bem visível para que se perceba de imediato de que medicamento se trata. Os medicamentos que vêm em cartelas têm, geralmente, o prazo de validade escrito nestas. No entanto, caso se depare com algum medicamento que que só tenha o prazo escrito na própria caixa, corte também o prazo de validade e coloque/cole no saco. Deste modo, não haverá nenhum problema em descartar as caixas, pois terá no saco toda a informação que precisa.


Num saco “ziplock” maior, poderá ter os medicamentos que estão em sacos “ziplock” pequenos separados por categorias. Por exemplo, caso tenha sintomas permanentes de uma determinada alergia, ou tenha uma dor de cabeça persistente, poderá separar os medicamentos específicos para esses sintomas num único saco. Deste modo, saberá sempre onde ir quando tiver esses sintomas.


É comum, também, ter nas caixas de medicamentos pensos rápidos, gazes e pomadas para desinfectar, ou seja, coisas necessárias para tratar de um ferimento. Esses itens poderão, igualmente, serem separados por categorias em sacos “ziplock” pequenos e colocados num saco “ziplock” maior. Assim, sempre que tiver que tratar de algum ferimento, já tem tudo o que precisa devidamente separado e organizado.


Depois de ter tudo categorizado e nos respectivos sacos, não se esqueça de etiquetar ou escrever o que cada um dos sacos contêm, caso não tenha nada para colocar/colar no saco. Poderá, então, guardar os sacos em caixas (neste caso, gosto mais das caixas de plástico por serem mais fáceis de limpar). É importante que tudo esteja distribuído na caixa de forma a estar o mais visível e categorizado possível. Caso tenha crianças em casa com uma diferença considerável de idade ou questões de saúde distintas, poderá ter, também, caixas diferentes e devidamente etiquetadas para cada uma delas.


Algumas coisas que não devem ser esquecidas são:


  1. Os medicamentos não devem ser guardados na casa de banho, uma vez que a humidade e a diferença de temperatura poderão alterá-los. A única excepção que pode ser feita é para itens de primeiros socorros (por exemplo: algodão, gazes ou pensos rápidos).

  2. Mantenha os medicamentos líquidos (por exemplo: xaropes, desinfectantes, gotas, etc) separados e na vertical para evitar um possível derrame, caso já estejam abertos.

  3. Caso ache importante manter as bulas em papel de medicamentos que já acabaram (hoje em dia, a maioria das bulas dos medicamentos estão disponíveis gratuitamente na internet), poderá cortar o nome do medicamento da caixa e agrafar à bula. Depois poderá colar todas essas bulas com o nome do respectivo medicamento dentro de um saco devidamente identificado.


E então, vamos começar a pôr em ordem os medicamentos em casa?


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar Por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page