Como Ter Uma Despensa Organizada
- Maílis Carrilho
- 15 de nov. de 2017
- 3 min de leitura
Ter uma despensa organizada facilita muito a vida de quem tem que cozinhar com uma certa frequência, tornando-se muito mais agradável fazê-lo com tudo o que precisa por perto. Além disso, saber que itens alimentares tem em casa e aqueles dos quais precisa torna as compras de supermercado muito mais rápidas e práticas e evita desperdícios.
Para começar, é importante desfazer-se de todos os itens alimentares que já estão fora do prazo de validade. Ter uma lista do que é necessário sempre que vai ao supermercado é a melhor maneira de evitar fazer compras excessivas, que podem levar a situações em que tem que deitar fora algum item alimentar por já não estar em condições para ser consumido. Muitas vezes, as promoções de comida no supermercado podem ser tentadoras, mas o ideal é que não se façam estoques muito grandes de produtos que tem um prazo de validade curto. Mesmo que se perca a promoção, haverá uma compensação financeira por não ser necessário deitar fora itens alimentares.
A solução de organização mais comum nas despesas são as prateleiras. É recomendável que se tenha em conta a posição das prateleiras na altura de organizar determinados itens alimentares e outros artigos utilizados na cozinha. Nas prateleiras mais abaixo, devem ser guardados os itens mais pesados (por exemplo, pacotes de leite, garrafas de bebidas, etc.). Por outro lado, as prateleiras superiores podem ser utilizadas para guardar artigos mais leves (por exemplo, guardanapos, rolos de papel vegetal e papel de alumínio, rolos de papel de cozinha, etc.). Já nas prateleiras intermédias, que estão mais acessíveis, devem estar organizados os itens alimentares que são utilizados com maior frequência.
Em cada uma das prateleiras, os itens devem estar devidamente categorizados e separados. Por exemplo, as massas, os enlatados, as compotas, os temperos, as farinhas e os grãos devem estar separados para que seja mais fácil perceber onde está cada um desses itens. Sempre que possível, para itens como farinhas, grãos ou massas, caso já tenham tido as suas embalagens abertas, o ideal será guardá-los em potes herméticos separados que ajudem a mantê-los em condições de consumo por mais tempo. Os potes devem ter, de preferência, etiquetas com os nomes dos itens que estão no seu interior para que seja ainda mais fácil perceber o que estes contêm. É, também, indicado escrever na etiqueta o prazo de validade do item alimentar em causa. Poderá, também, optar por cortar o nome do item/prazo de validade da embalagem e colar no frasco com fita adesiva. Caso sejam mantidas as embalagens de compra (por exemplo, enlatados, compotas, leite, etc.), os itens cujo prazo de validade é mais curto devem estar à frente para que sejam consumidos antes.
É sempre indicado que os itens estejam organizados pelo tamanho, estando os itens com embalagens maiores atrás e com embalagens menores à frente facilitando, assim, a visualização de tudo o que a despensa contém. É muito importante, também, tê-los organizados por tipo de produto (por exemplo, todos as latas de molho de tomate juntas e todas as latas de feijão também juntas). Caso precise de guardar os produtos de limpeza da casa no interior da despensa, mantenha-os isolados dos itens alimentares em caixas bem fechadas.
Existem cada vez mais produtos organizadores que servem como complemento às prateleiras e ajudam a manter os itens alimentares de diferentes categorias separados. Os aramados e caixas de plástico são uma grande ajuda, especialmente quando há falta de espaço da despensa para guardar o necessário.

E não esqueçam de ter a lista para levar ao supermercado nas compras seguintes num local acessível e prático. Nesta lista, devem ir sendo apontados todos os itens necessários. Assim, compra-se apenas o que é preciso e poupa-se tempo precioso que pode ser utilizado para fazer outras tarefas ou, simplesmente, descansar.


Comentários