top of page

Organização de Produtos e Acessórios de Limpeza

São inúmeros os benefícios de ter uma casa organizada. No entanto, o espaço de organização é cada vez menor. Para garantir que cada produto e acessório de limpeza tenha o seu próprio lugar é, muitas vezes, necessária uma certa dose de criatividade. Tal como com outros itens usados na manutenção da casa, a maioria das pessoas, naturalmente, não quer tê-los expostos e a ocupar mais espaço que o necessário. Felizmente, temos cada vez mais alternativas no mercado que nos ajudam a optimizar o espaço que temos disponível para organizá-los.


Algo que pode ser muito útil no que diz respeito a produtos e acessórios de limpeza é ter um espaço para organizá-los em cada uma das divisões da casa que exige uma limpeza mais profunda. Por exemplo, ter na cozinha e na casa de banho os produtos e acessórios usados na limpeza de cada uma destas divisões facilita o acesso quando chega a hora da limpeza e pode evitar misturas pouco desejáveis. Pode, igualmente, ter os produtos para a roupa e limpeza da máquina de lavar/secar no local onde se faz o tratamento da roupa. Quando se tem uma série de divisões na casa onde a rotina de limpeza é igual, poder-se-á, naturalmente, ter apenas um local em casa onde são guardados os produtos e acessórios para a limpeza destas (por exemplo, um pequeno espaço na cozinha, onde os produtos estejam devidamente separados e suficientemente distantes dos itens alimentares ou mesmo um pequeno espaço na área de serviço).


Existem várias alternativas para rentabilizar o espaço de organização de produtos e acessórios de limpeza. Entre eles, estão as prateleiras, cestos de arame/plástico ou ganchos com adesivo de forte fixação. Qualquer uma destas soluções é muito útil para poder aproveitar o espaço “morto” nas paredes ou dentro dos armários. Além disso, facilitam a separação entre os produtos de limpeza que já estão abertos e aqueles que estão fechados. Importa referir que os produtos organizadores escolhidos devem ser de material fácil de limpar no caso de algum produto mal fechado ou com algum defeito no próprio recipiente começar a verter. Caso o material não seja o mais adequado para limpar, poderá utilizar papel autocolante transparente para impermeabilizar a superfície pretendida.


Existem, igualmente, outros produtos organizadores que podem ser encontrados nas maiores superfícies comercias com produtos para casa que são de grande auxílio para a organização de acessórios de limpeza como, por exemplo, vassouras, esfregonas e até tábuas para passar a ferro. O uso de painéis perfurados é, também, uma boa solução, uma vez que os produtos/acessórios de limpeza podem ser pendurados nos ganchos da forma mais adequada para a rotina de cada casa. Além disso, podem ser utilizados outros produtos organizadores não vocacionados para a organização de produtos de limpeza, mas adaptáveis para essa função. Temos o exemplo das sapateiras flexíveis de plástico, de porta-revistas e até mesmo varões extensíveis.


E não devemos esquecer: nada como aproveitar os espaços "mortos" (por exemplo, o espaço atrás da porta, o espaço por cima da máquina de lavar a roupa, etc) para a organização desse tipo de produtos/acessórios. Deste modo, ficam mais acessíveis quando forem necessários e não tiram muito espaço à casa.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar Por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page