top of page

Um Novo Ano Mais Organizado

É um ano novo, mas depois do feriado de dia 1 de Janeiro, continua tudo igual. Mas já pensaram em aproveitar essa mudança de ano para fazer aquelas coisas que sempre quiseram mas deixaram sempre passar? E aproveitar o novo ano para eliminar as coisas más da vossa rotina e começar a criar bons hábitos? Para isso, precisamos de um “ingrediente” essencial: força de vontade.


Para começar, não devemos deixar para depois o que nos propomos a fazer se não houver nenhum motivo que nos impeça. É importante acabar o que começamos e aproveitar bem o tempo que temos. Uma boa maneira de fazê-lo é começar a planear com alguma antecedência como vão ser os nossos dias, sempre que possível. Para isso, podem ser usadas agendas. É sempre bom ter um dia da semana para planear a semana seguinte e fazer uma lista do que é necessário resolver. Assim, evita-se ao máximo o stress provocado por situações de última hora por falta de lembrança. Além disso, como já se tem conhecimento do tempo disponível, é possível encaixar rapidamente algo que possa surgir e tenha que ser resolvido com a máxima urgência. Podem ter, também, um bloco de notas pequeno sempre à mão para apontar coisas que possam surgir repentinamente como algo que não queiram mesmo esquecer (por exemplo, uma ideia).


O nosso estado psicológico é, igualmente, importante. Devemos planear os nossos dias de maneira a ter sempre tempo livre para relaxar. As folgas do trabalho devem ser aproveitadas para descansar. Sempre que possível, deixem tudo o que diz respeito ao trabalho de lado e façam algo que gostam de fazer (como ler, escrever, ouvir música, praticar um desporto ou até mesmo observar a paisagem). Tentem, também, limitar o tempo passado na internet, nas redes sociais ou no telemóvel e seleccionar, sempre que possível, as informações que valem a pena reter. Assim, evitam preocupações com o que não tem relevância para as vossas vidas.


Quanto à casa ou local de trabalho, aproveitem o novo ano para organizar o ambiente ou manter a organização, caso já o tenham feito. Descartem as coisas das quais não precisam e tenham sempre tudo guardado nos seus devidos lugares. Arranjem ou mandem arranjar todos os electrodomésticos, electrónicos, objectos ou roupas que pretendem manter. Tenham um local para guardar as chaves à entrada de casa para não se esquecerem delas sempre que saírem. Podem, também, escolher a roupa que vão usar no dia seguinte para poupar tempo ao acordar. Não se esqueçam que um ambiente organizado e limpo ajuda a manter a nossa mente sã.


Por fim, não há nada mais importante que cuidar da saúde. Não deixem para depois os exames importantes que têm que fazer. Quando não há nada de necessidade imediata, façam pelo menos um check-up durante o ano para saberem se está tudo bem. Não deixem de descansar, dormir bem e comer bem e façam exercício físico sempre que possível.


E um 2018 cheio de alegrias para todos!



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar Por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page